Roubo de cobre, alumínio ou ferro não é exclusividade de países pobres ou dos que possuem pouco desenvolvimento na área de reciclagem. Nos EUA, um dos maiores mercados do mundo na área de reciclagem, o roubo destes materiais também acontece em grande quantidade, mas a indústria está tentando inibir a ação de criminosos.


Uma das iniciativas da indústria acontece por meio do site ScrapTheftAlert.com. Basta acessá-lo e qualquer pessoa consegue ver informações como dados estatísticos de roubo e furto, alertas diários sobre roubos, imagens de câmera de segurança com a ação de criminosos, entre outras informações. É uma espécie de Boletim de Ocorrência online usado pela indústria da reciclagem para alertar outros compradores. O site foi criado em 2009 e é mantido pelo Institute Scrap of Recycling Industries (ISRI).

Em 2018 o site emitiu 729 alertas de roubo e furto e conseguiu recuperar U$ 165 mil em mercadorias. Desde a sua criação, o site já conseguiu rastrear e recuperar US $ 2,8 milhões em material roubado. O sistema rastreia mercadorias nos EUA e no Canadá e avisa policiais que estejam num raio de até 100 milhas do local do roubo.

Recentemente, o site foi reconhecido pela Associação Internacional de Chefes de Polícia (IACP) como importante ferramenta no combate ao roubo de materiais para reciclagem. A ideia é montar um “Conselho Consultivo” dentro da entidade para entender e apoiar o setor de reciclagem. Também estão sendo previstas oficinas educativas para orientação dos chefes de polícia.

"Temos testemunhado um grande aumento no número de roubos de metais. Para combater essa prática de forma eficaz, a cooperação e a comunicação são necessárias entre todos os interessados na comunidade", disse em entrevista Paul M. Cell, presidente da IACP. O ISRI reconhece que evitar o roubo de metais é algo que a polícia e a indústria de reciclagem não conseguem combater se atuarem de forma isolada.

Veja como funciona o site em

http://www.ScrapTheftAlert.com