A Little Freddie empresa britânica fabricante de alimentos orgânicos para bebês e crianças (em parceria com a fabricante de embalagens Enval) inovaram no sistema de reciclagem de embalagens. Quando o consumidor termina de consumir o produto, basta colocar a embalagem vazia dentro de um envelope (já com porte pago) nos correios para que a mesma retorne para a empresa.

Em entrevista, o CEO da Enval informou que a empresa está muito satisfeita com o projeto e que o objetivo é mostrar às autoridades locais que a iniciativa pode ser viável. O sistema ainda está em fase de testes, mas, caso dê resultados positivos irá criar uma nova dinâmica na logística de reciclagem pois, caso cresça, irá impactar não apenas as operações dos correios como também das empresas que hoje desempenham este serviço.

Assim como as embalagens do tipo longa vida no Brasil, as embalagens são revestidas com alumínio na parte interior. Quando chegam no site de tratamento da Eval, as embalagens são trituradas e o alumínio é separado do plástico e do papel para que retorne ao processo produtivo. O envelope com selo pré-pago é retirado nos locais onde os consumidores compram os alimentos.

Jess Ainley, gerente de sustentabilidade da Little Freddie, acredita que está é a primeira iniciativa “lixo zero” do Reino Unido pois nenhuma embalagem será enviada para o aterro sanitário (depois que o sistema estiver implantado e em pleno funcionamento).

 

Nota: Para uma solução assim dar certo no Brasil é necessário o investimento constante em “Educação Ambiental”, pois, depende do consumidor o ato de pegar a embalagem, abrir um envelope, colocar a embalagem dentro dele, lacrá-lo e ir até a agência do correio mais próxima para a postagem. Tudo isso sem “recompensa” direta para o consumidor.