De acordo com os relatórios de sustentabilidade, as duas gigantes mundiais de informática Dell e HP melhoraram seus índices de recuperação de eletrônicos em 2017. A informação foi divulgada pela e-scrap News.


A HP atingiu uma taxa de reciclagem de 17% em seus produtos em todo o mundo em 2017. Foram reciclados 135,2 mil toneladas de produtos eletrônicos, consertados 4,6 milhões de dispositivos e outros 1,27 milhão de dispositivos foram reutilizados. O balanço não leva em conta os cartuchos de tinta e toner (neste campo a empresa fez o reuso de cartuchos que somam 16.300 toneladas ).

Além dos metais, a HP também foca a reciclagem das carcaças feitas plástico que fazem parte dos eletrônicos. Nos EUA, a empresa possui um programa que visa fechar totalmente o circuito dos produtos fabricados. Em 2017, os plásticos recuperados aumentaram a participação nos produtos da empresa em 20%.

Já a Dell divulgou que tem como meta recuperar 900 mil toneladas de eletrônicos usados até 2020. A empresa trabalha para atingir a meta desde 2008. A empresa começou a reciclar ouro de seus eletrônicos para fabricar novos dispositivos. O primeiro dispositivo a usar o ouro reciclado é o Dell Latitude 5285 2-in-1 que estreou em janeiro e será lançado em breve. Na área de plásticos, a Dell tem como meta usar 45 mil toneladas de “materiais sustentáveis” até 2020.