Apesar da indicação da presença de RNA do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no esgoto ter causado preocupação, especialistas ligados ao Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento – ONDAS apontam que a presença de vestígios do vírus no esgoto não significa necessariamente que a Covid-19 seja transmitida dessa maneira e lembram que o vírus não se reproduz na natureza sem um hospedeiro.

O BIR – Bureau International Recycling – informou em nota que embora a China tenha superado o pico de infecções por COVID-19, o retorno do mercado de reciclagem em todo o mundo está bem longe de voltar à normalidade.


As doenças transmitidas de animais para seres humanos estão em ascensão e pioram à medida que habitats selvagens são destruídos pela atividade humana. Habitats degradados podem incitar e diversificar doenças, já que os patógenos se espalham facilmente para rebanhos e seres humanos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) relata que um animal é a provável fonte de transmissão do coronavírus de 2019 (COVID-19), que infectou milhares de pessoas em todo o mundo e pressionou a economia global.

A União Europeia vai apoiar financeiramente as empresas de reciclagem que adotarem ações de economia circular. O apoio se estende às empresas que prestam serviço aos recicladores, bem como os fabricantes de máquinas equipamentos para reciclagem.

Estão abertas as inscrições para a décima edição da Virada Sustentável SP 2020, que será realizada entre os dias 27 e 30 de agosto, em diferentes locais da região metropolitana de São Paulo. Os interessados podem se inscrever até o dia 26 de abril no site da Virada Sustentável