Até o dia 07 de abril de 2019, a Nestlé está com inscrições abertas para projetos de todo o mundo que repensem o papel do canudo plástico nas embalagens, sem prejudicar a experiência de consumo. O desafio envolve soluções que vão desde novos tipos de embalagens, incentivo a mudanças de comportamento do brasileiro no uso dos canudos de plástico ou até mudanças na cadeia de suprimentos.

Roubo de cobre, alumínio ou ferro não é exclusividade de países pobres ou dos que possuem pouco desenvolvimento na área de reciclagem. Nos EUA, um dos maiores mercados do mundo na área de reciclagem, o roubo destes materiais também acontece em grande quantidade, mas a indústria está tentando inibir a ação de criminosos.


O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com apoio das Polícias Civil e Militar, deflagrou na manhã de sexta-feira (15 de fevereiro) uma operação com o objetivo de cumprir mandados de busca, apreensão e prisão temporária para apurar responsabilidade criminal pelo rompimento das barragens na Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho.

Um projeto financiado pelo governo inglês quer evitar que 1 milhão de tonelada de plásticos rígidos coloridos acabem todos os anos em aterros e usinas de incineração. A proposta é que o pigmento do plástico seja removido sem destruir o polímero criando assim um novo mercado dentro da reciclagem de plástico.

Máquinas que separam resíduos recicláveis já estão espalhadas em várias partes do mundo. Aqui no Brasil, por exemplo, há máquinas com inteligência artificial em Centros de Triagem que separam materiais como garrafas PET, plástico duro, material cartonado, alumínio, etc. Esse tipo de máquina usa cilindros pneumáticos que “cospem” da esteira materiais previamente registrados no sistema.