No dia 30 de julho, a Amazônia registrou mais um triste recorde: 1.007 focos de calor em um único dia. Esse é o número mais alto registrado no mês de julho desde 2005. Neste mesmo dia, no ano passado, foram 406 focos. Agora, dados consolidados de julho mostram um aumento expressivo nos focos de calor.

A Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) – entidade que representa 200 mil profissionais - lançou uma campanha nas redes sociais de valorização dos trabalhadores em saneamento. “Neste ano atípico, em que enfrentamos a pandemia do novo coronavírus tendo a água como recurso fundamental, os profissionais do saneamento ainda passam despercebidos pela grande maioria da população. No entanto, eles são os responsáveis por garantir o abastecimento de água, a coleta e o tratamento do esgoto e, mesmo diante dos riscos que correm diariamente ao saírem de suas casas para nos propiciar esses serviços, seguem com a missão de contribuir com a saúde de todos”, comenta Pedro Blois, presidente da FNU e funcionário da empresa Cosanpa (PA).

Um estudo encomendado pela OLX Brasil revelou que as transações comerciais feitas em 2019 pela sua plataforma de vendas evitou a emissão de 6 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera. O montante equivale a paralisar o tráfego de uma cidade do porte do Rio de Janeiro por 14 meses.

 Nesta semana, lideranças indígenas já contavam 118 infectados pelo novo coronavírus no estado do Mato Grosso do Sul, a maioria da etnia Guarani Kayowá, e a confirmação do primeiro óbito oficial -- um homem de 56. Quase a totalidade dos casos está na região de Dourados, cidade de 210 mil habitantes que se tornou o epicentro da COVID-19 no estado, com 1.964 casos totais. A capital Campo Grande tem 1.323 casos e população total de 700 mil pessoas.

 

 

O Programa Nascentes, coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, bateu sua meta com 20 mil hectares de matas ciliares em restauração no território paulista. Essas áreas públicas e privadas equivalem a 28 mil campos de futebol e a mais de 33 milhões de mudas plantadas.